24 de maio de 2016

Cão

cao-1_xl.jpegEm diversas mitologias, o cão está associado aos impérios subterrâneos e invisíveis e possui um significado simbólico relacionado à morte e ao inferno. Mas o cão também é símbolo de lealdade, pois é guardião e protetor, tanto na vida quanto na morte. O cão guia o homem na escuridão da noite da morte, fazendo um papel de intercessor entre os mundos.
Assim, o simbolismo do cachorro carrega ambivalências, pois por um lado ele benéfico - é o companheiro mais fiel do homem, que desempenha o papel de guarda e vigia da sua morada; por outro lado, o cão é maléfico e tem o seu significado aproximado ao do lobo, sendo um animal impuro e diabólico.
Várias são as figuras mitológicas, como Cérbero, Anúbis e Hermes, representadas por um cão e que serviram de guia das almas ao longo de toda a história da cultura ocidental. 
O cão também representa um guardião. Na iconografia egípcia, o cão é o guardião das portas sagradas, e tem como missão aprisionar e destruir os inimigos da luz. A relação entre o cão e o inferno é recorrente em diferentes culturas, seja como um visitante, um mensageiro, ou um guardião. 
Nas antigas tradições mexicanas, o cão era criado durante a vida especialmente para companhar e guiar o seu dono no mundo dos mortos. Era comum sacrificar os cães e sepultá-los junto com os seus donos, para que os ajudassem a fazer a longa viagem até a morada eterna dos mortos. Por isso, de modo frequente, o cão tem um simbolismo noturno, mas também diurno.
Em muitas mitologias ancestrais, o cão também aparece associado ao fogo, como aquele que roubou o segredo do fogo ou descobriu-o e revelou aos humanos. O simbolismo do cão representa um conhecimento da vida humana e do além vida, por isso muitas vezes ele é também associado a imagem de um herói civilizador, um conquistador do fogo, o que fortalece o seu simbolismo também com um teor sexual e libidinoso. 
A voracidade canina associa-se à voracidade sexual do homem, em sua força instintiva. Assim, o cão frequentemente aparece associado ao fogo e à sexualidade, como um símbolo de potência sexual
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário